Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Biden surpreende e enfrenta adversários democratas à Presidência

Bernie Sanders (esq) e Joe Biden (dir) em confronto no debate (DR)

O antigo vice-presidente americano e pré-candidato à Casa Branca, Joe Biden, surpreendeu os seus adversários do partido no debate na quinta-feira, 12, com uma postura agressiva e longe da que revelou nos dois anteriores debates.

Segundo avança a VOA, foram debatidos temas como o sistema de saúde e imigração e as divisões ideológicas dentro do partido ficaram marcadas entre as alas mais moderadas e mais radicais.

Biden dominou uma parte significativa das discussões, aos responder fortemente aos senadores liberais que são seus maiores rivais, Bernie Sanders e Elizabeth Warren, o criticaram.

Ele chamou Sanders de socialista, uma classificação que pode lembrar aos eleitores da afiliação do senador ao socialismo democrático e atacou a proposta de Elizabeth Warren para aumentar os impostos em fortunas.

Vice-presidente de Barack Obama, Biden defendeu o seu antigo chefe, que foi criticado por alguns pré-candidatos por deportar imigrantes e não fazer uma reforma maior do sistema de saúde.

Todos contra Trump

Os candidatos debateram num momento em que as pesquisas mostram que a maioria dos americanos acredita que o país caminha na direcção errada no primeiro mandato do Presidente Donald Trump, a quem todos atacaram.

O senador de Nova Jersey Cory Booker chamou Trump de racista, enquanto o ex-deputado pelo Texas Beto O’Rourke o denominou de supremacista branco.

Kamala Harris, por seu lado, senadora da Califórnia, disse que as mensagens de Trump nas redes sociais deram “a munição” para ataques em massa recentes.

A economia não foi muito mencionada, apesar de vários pré-candidatos terem criticado Trump por suas medidas de comércio exterior e pela sua guerra tarifária com a China.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »