Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Ministro das Relações Exteriores efectua visita à Itália

Manuel Augusto - Ministro das Relações Exteriores (Foto: Francisco Miúdo)

Angop

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, desloca-se esta quinta-feira a Roma, capital da Itália, para uma visita de trabalho de três dias.

O ponto alto da visita do chefe da diplomacia angolana àquele país europeu acontece sexta-feira, no Vaticano, onde vai assinar o Acordo-Quadro com a Santa Sé.

O documento prevê, entre outros, o reconhecimento da personalidade jurídica da Igreja Católica em Angola e a titularidade dos seus imóveis, refere, em nota, o Ministério das Relações Exteriores (MIREX).

O Presidente da República, João Lourenço, criou, em Março de 2018, uma Comissão Interministerial para cuidar das negociações relativas ao referido instrumento jurídico a ser celebrado com a Santa Sé.

A agenda de trabalho do ministro Manuel Augusto à capital italiana inscreve ainda visita à nova Chancelaria da Embaixada de Angola na Itália.

Angola e a Santa Sé mantêm relações históricas seculares, desde a nomeação, em 1608 (século XV) de António Manuel Nvunda como primeiro embaixador, em Roma, do então Reino do Congo.

O Papa João Paulo II foi a primeira mais alta entidade da Igreja Católica a visitar Angola, em 1992.

A Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer a independência de Angola, em Fevereiro de 1976, e a 04 de Junho, do mesmo, estabeleceram-se relações diplomáticas entre os dois países.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »