Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Figura de Amílcar Cabral precisa ser mais valorizada, diz Luís Fonseca

Amílcar Cabral (DR)

VOA | Eugénio Teixeira

No dia de mais um aniversário do nascimento de Amílcar Cabral, 12 de Setembro, o combatente da liberdade da Pátria, Luís Fonseca disse que a nação cabo-verdiana precisa interessar-se mais pela preservação e divulgação dos legados de Cabral – figura de visibilidade internacional.

O também membro da Fundação Amílcar Cabral reconhece que tem havido algum interesse da sociedade civil, mas afirma que as autoridades nacionais devem reservar maior atenção à figura do líder histórico da luta de libertação de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.

A opinião é corroborada pelo professor universitário, Daniel Medina, que considera ser uma mais-valia para o país preservar e promover a imagem das suas figuras emblemáticas.

Para Luís Fonseca, Amílcar Cabral não se resume apenas ao processo da luta de libertação, sendo uma personalidade que granjeou muita notoriedade internacional, devido a outras facetas e marcas que deixou enquanto homem e político.

Por isso o combatente da liberdade da pátria entende que é preciso fazer-se mais em reconhecimento ao contributo de Cabral. Se a sua obra é estudada e valorizada a nível mundial, Fonseca diz que a Nação cabo-verdiana devia orgulhar-se e mostrar mais interesse na promoção da figura do líder histórico.

Luís Fonseca realça que a associação da imagem de Cabral nas disputas e querelas políticas não tem sido positiva, por entender que a sua figura deve ser vista de forma abrangente e como um grande património da nação.

Apesar da necessidade de se fazer ainda mais, em reconhecimento a vida e obra de Amílcar Cabral, Luís Fonseca destaca com agrado o interesse e trabalho feito por alguns jovens, sobretudo na área musical com pensamentos do líder histórico.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »