Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Catalunha dividida pela Independência

Milhares de pessoas comemoram o Dia da Catalunha com uma manifestação, em Barcelona, de apoio à independência da região espanhola e de condenação daquilo a quem chamam "repressão" do Estado central. (ALEJANDRO GARCIA)

Euronews

Milhares de pessoas celebraram, esta quarta-feira, em Barcelona, o dia da Catalunha.

A apenas algumas semanas de o Supremo Tribunal emitir o veredito sobre os separatistas detidos no âmbito do processo de independência da região, as questões sobre a autonomia continuam a mover a cidade catalã.

Na Catalunha, a divisão sobre a independência da região é sentida. Muitos acreditam que a sentença do Supremo Tribunal espanhol vai ser dura para com os líderes separatistas e que o veredicto determinar a adesão à causa independentista.

Estima-se que 600 mil pessoas tenham desfilado na Diada, o Dia da Catalunha, para o qual compareceu o menor número de pessoas registado nos últimos oito anos.

Ainda assim, o movimento separatista diz sentir-se representado e mostra-se confiante. Para o presidente da região autónoma da Catalunha, Quim Torra, foi passada “uma mensagem muito clara à Europa e ao mundo” de que o “objetivo para as próximas semanas e os próximos meses é a independência da Catalunha”.

Mas mesmo entre separatistas os projetos para o futuro da Catalunha estão a criar divisões

No final da tarde, membros dos Comités de Defesa da República queimaram uma bandeira espanhola e tentaram romper uma linha policial que vedava o acesso ao parlamento regional.

O momento é decisivo. 12 líderes separatistas catalães, acusados de rebelião, aguardam pela decisão do Supremo Tribunal espanhol. Nove deles, estão na prisão, por realizar um referendo e ter declarado a independência da Catalunha em 2017.

O governo catalão reclama o direito de decidir, mas os eleitores permanecem profundamente divididos, com as últimas sondagens a apontar para mais de 48% de opositores à independência da Catalunha.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »