Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

UNITA lamenta condições sociais da população no Luau e Alto Zambeze

MOXICO: SECRETÁRIO PROVINCIAL DA UNITA NO MOXICO, JOÃO MUZAZA CAWEZA (FOTO: KINDA KYUNGU)

Angop

O secretário provincial da Unita no Moxico, João Muzaza Caweza, lamentou, no Luena, os elevados problemas sociais que afectam sobretudo às famílias nos municípios do Luau e Alto Zambeze.

Falando numa conferência de imprensa, após um périplo de 15 dias aos municípios transfronteiriços do Luau e Alto Zambeze, o político apontou os hospitais, escolas, vias de comunicação, água potável, energia eléctrica, estradas, como as que mais dificuldades apresentam.

A subida nos últimos dias de preço dos produtos da cesta básica, na óptica do líder da UNITA no Moxico, piora as já difíceis condições e o bem-estar das populações daquelas circunscrições.

João Muzaza Caweza disse haver falta de vontade política do Governo, o que reflecte no adiamento da asfaltagem das estradas que ligam estes municípios a cidade do Luena, capital da província do Moxico.

O também deputado da Assembleia Nacional pelo círculo do Moxico considerou de “insignificante” a terraplanagem em curso na estrada que liga as sedes municipais do Luau a Cazombo (Alto Zambeze).

Manifestou-se preocupado pela persistência da falta de medicamentos, médicos especializados e de enfermeiros nas unidades hospitalares destas duas municipalidades, onde puderam notar várias pessoas a se questionarem “como conseguir dinheiro para adquirir os fármacos”.

Na conferência, o secretário provincial da Unita afirmou que as acções no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP) estão aquém do pretendido, augurando que o Programa Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), traga outra dinâmica no desenvolvimento destes municípios.

Considerou de excelentes os trabalhos dos seus militantes na divulgação e sensibilização das autarquias previstas para 2020, reiterando a implementação das eleições autárquicas em todos os municípios do país.

Justificou que desta forma vai se evitar situações de assimetrias regionais em termos de desenvolvimento, como sucede actualmente.

O evento que decorreu na sala de reuniões do comité provincial da Unita contou com a presença do deputado, Antonino Filipe Chiyulo, e de militantes oriundos dos nove municípios da província do Moxico.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »