Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Música da Galiza na UCCLA – Concerto dos Anaquiños da Terra

(Foto enviada pela fonte)

Recrear a música e a cultura galega vai ser o objetivo principal da atuação ao vivo do Grupo Anaquiños da Terra – Gaiteiros da Xuventude de Galicia – que irão abrilhantar a tarde do dia 12 de setembro, nos jardins da UCCLA.

De recordar que os Anaquiños da Terra atuaram no Mercado da Língua Portuguesa em Cascais, no dia 4 de maio – num evento organizado pela UCCLA e a Câmara Municipal de Cascais – onde o público dançou ao som da gaita-de-foles, recreando “pedacinhos da nossa terra” que traduz o nome do grupo.

Biografia:

O Grupo Anaquiños da Terra foi criado em janeiro de 1955, no seio da Xuventude de Galicia – Centro Galego de Lisboa, com o objetivo de recrear os cantares, a música e as danças tradicionais Galegas. Desde a sua fundação, foram várias as atuações do grupo e nos mais diversos locais: Embaixada de Espanha em Lisboa, casinos, festivais de folclore, televisão Portuguesa e Galega, instituições de solidariedade social, entre outras.

Os “Anaquiños da Terra” – “pedacinhos da nossa terra” – pretende ser o intérprete dos anacos culturais e expressivos da cultura Galega.

Os cantares são essencialmente femininos e acompanhados por instrumentos tradicionais, tais como: a pandeireta, as conchas, as pinhas, o tambor, o bombo, o pandeiro, a zanfona (instrumento de cordas medieval), a gaita-de-foles, entre outros.

Atualmente o responsável artístico do grupo é o gaiteiro Paulo Tato Marinho.

(Nota enviada ao Portal de Angola com pedido de publicação)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »