Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Descoberto no Brasil o peixe elétrico com a maior voltagem já registrada em um animal

(DR)

Pesquisadores brasileiros descobriram na Amazônia um peixe cuja descarga elétrica chega a 860 volts, a maior voltagem já registrada em um animal.

A expedição estudou peixes amazônico durante cinco anos e descobriu essas duas nova espécies de peixes elétricos: o Electrophorus voltai e o Electrophorus varii. O Electrophorus voltai pode dar uma descarga elétrica de um a três segundos, a 860 volts, quase oito vezes mais que uma tomada comum de 110 volts.

Até agora, escreve a Plataforma, o recorde de descarga elétrica de um animal era de 650 volts. Já a descarga elétrica do Electrophorus varii alcança 572 volts. O Electrophorus voltai que pode chegar 2,5 metros de comprimento, habita os rios da Amazônia e vive em cardumes de até dez peixes.

Calcula-se que existem cerca de 250 tipos de peixes elétricos, que produzem descargas fracas, usadas para a navegação e a comunicação. A enguia elétrica é a única que produz descargas fortes, usadas para a caça e a defesa.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »