Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

África do Sul reafirma importância das relações com Angola

(DR)

Angop

A importância de preservar as relações de cooperação entre Angola e a África do Sul foi reafirmada, ontem (terça-feira), em Luanda, pelo enviado especial sul-africano, Khulo Mbtaha, à saída de uma audiência com o Presidente angolano, João Lourenço.

“Vim explicar a situação que tem acontecido na África do Sul e reafirmar que as relações entre os dois países são importantes”, afirmou à imprensa Khulo Mbtaha, após uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço.

A África do Sul está a braços com uma onda de violência xenófoba que já causou vários e detidos. Os ataques visam, sobretudo, cidadãos estrangeiros.

O assistente para as Relações Internacionais do Presidente Ciryl Ramaphosa, que foi portador de uma missiva relacionada com os ataques a cidadãos estrangeiros naquele país, foi recebido na sala protocolar do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, minutos depois do Presidente João Lourenço ter regressado de Brazzaville, a capital do Congo, onde participou no 5º Fórum “Investir em África”.

As relações entre Angola e a África do Sul têm sido reforçadas nos últimos anos. O sector mineiro angolano tem despertado o interesse das companhias mineiras sul-africanas.

A renovação das relações entre os dois países, que são membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), é um indicador de uma nova era para a região, com as duas potências regionais a cooperarem diplomaticamente e a promoverem o comércio regional.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »