Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Xenofobia na África do Sul afectou cerca 500 moçambicanos

Estrangeiros manifestam contra Xenofobia (DR)

A violência que eclodiu há mais de uma semana contra estrangeiros na África do Sul afectou cerca de 500 moçambicanos, anunciou hoje em Maputo o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (Minec), avança a RTP que cita a Lusa.

“Dos dados disponíveis, indicam que cerca de 500 pessoas terão sido afectadas pela xenofobia”, assegurou Geraldo Saranga, porta-voz do Minec, em declarações aos jornalistas.

Geraldo Saranga adiantou que perto de 400 moçambicanos manifestaram interesse em regressar ao país, num processo de repatriamento voluntário, por isso as autoridades moçambicanas estão a criar condições para que tal se efective, mas existe o entrave de moçambicanos que abandonaram as suas casas e estão ao relento ou em centros de acomodação e sem documentação.

“Tínhamos grandes esperanças de que o primeiro contingente chegasse ao país na segunda-feira, mas há que fazer primeiro o cadastro e isso é um processo moroso”, indicou o porta-voz do Minec.

O Governo prevê que até quarta-feira haverá condições para receber as vítimas de xenofobia e um centro de trânsito foi criado no distrito de Moamba, província de Maputo, com infraestruturas, água e produtos de higiene.

Geraldo Saranga apelou aos moçambicanos para não retaliarem contra os ataques a estrangeiros na África do Sul, porque Moçambique privilegia uma gestão pacífica dos conflitos.

“Acredito numa plataforma de diálogo que vai produzir uma solução definitiva”, disse.

O porta-voz do Minec assinalou que a violência xenófoba na África do Sul não fere as relações dos dois países.

Os últimos dados oficiais das autoridades sul-africanas indicam que 12 pessoas morreram vítimas de xenofobia naquele país, incluindo um estrangeiro, cuja nacionalidade não foi divulgada.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »