Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Procuradores dos EUA abrem investigação contra Google

A Google enfrenta nova acusação de práticas de concorrência desleal. (DR)

AFP

Os procuradores-gerais de quase todos os estados dos EUA, democratas e republicanos, anunciaram nesta segunda-feira a abertura de uma investigação preliminar contra as práticas comerciais do gigante tecnológico Google, que domina a publicidade na Internet.

Os cerca de 50 procuradores-gerais pedem para que o Google seja investigado por abuso de poder no meio digital às custas de seus concorrentes e consumidores.

A medida, descrita como uma investigação preliminar das ações do Google em publicidade online, destaca as crescentes queixas sobre o domínio das chamadas grandes empresas de tecnologia e vem após outra investigação contra o Facebook, anunciada na semana passada.

O procurador-geral do Texas, Ken Paxton, disse que a investigação ressalta os receios sobre como o Google se beneficia dos dados coletados em suas atividades online.

“O que sabemos é que, embora muitos consumidores acreditem que a Internet é gratuita … a Internet não é gratuita”, disse Paxton em entrevista coletiva em frente ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos.

“Não há nada de errado em uma empresa se tornar a maior do mercado se isso ocorrer através da livre concorrência, mas encontramos evidências de que as práticas comerciais do Google podem ter prejudicado a escolha do consumidor, asfixiado a inovação, violado a privacidade do usuário e colocado o Google no controle do fluxo e disseminação de informações on-line”.

Na investigação apoiada por 48 estados, apenas com a ausência da Califórnia e do Alabama – e acompanhada por Porto Rico e pelo distrito federal de Columbia – as autoridades se abstiveram de solicitar medidas específicas, como a fragmentação do Google, que alguns críticos haviam pedido.

As ações antitruste acontecem em um contexto de menor confiança nas grandes empresas online, com multas impostas ao Facebook e ao Google por violações à privacidade.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »