Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

PR discursa no Fórum “Investir em África”

(DR)

Angop

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, discursa, esta terça-feira, em Brazzaville, diante dos participantes no 5º Fórum “Investir em África” (FIA5), a decorrer de 10 a 12 deste mês, na capital congolesa.

João Lourenço chegou segunda-feira a Brazzaville, proveniente de Doha, capital do Qatar, onde cumpriu uma visita de Estado de 48 horas, marcada pela assinatura de vários acordos de cooperação, e um Memorando de Entendimento no domínio dos transportes aéreos e marítimos.

A sua vinda a Brazzaville responde a um convite do seu homólogo congolês, Denis Sassou Nguesso, para participar no FIA5, consagrado à promoção da diversificação da economia e à criação de empregos nos países africanos.

Conjuntamente organizado pelos governos do Congo e da China e pelo Banco Mundial (BM), o encontro visa facilitar a partilha de experiências em matéria de mobilização de investimentos do sector privado, paralelamente aos esforços do sector público, para estimular a actividade económica.

Os organizadores entendem que a diversificação das economias africanas e a criação de empregos são “cruciais” para o futuro do continente africano, cuja população é descrita como a mais jovem e a que mais rapidamente cresce no Mundo.

O FIA foi instituído em 2015, como uma plataforma internacional para promover a cooperação multilateral e as oportunidades de investimento em África, reunindo todos os anos vários actores e representantes dos sectores público e privado da China e de África, das organizações internacionais e regionais, de parceiros de desenvolvimento e de grupos de reflexão.

A primeira edição realizou-se na capital etíope, Addis Abeba, em Junho de 2015, a segunda na cidade chinesa de Guangzhou, em Setembro de 2016. O Senegal (Dakar) acolheu a terceira, em Setembro de 2017, e a quarta edição decorreu em Setembro do ano passado, em Changsha (China).

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »