Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Ensinamentos de Neto apontados como fonte de inspiração

Primeiro presidente de Angola morreu num dia como hoje (DR)

Angop

As obras literárias e ensinamentos do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, constituem fontes inesgotáveis de inspiração e de aprendizagem da actual e futuras gerações de angolanos.

A afirmação é da vice-governadora do Uíge para o sector Político, Económico e Social, Catarina Domingos, que falava na abertura da jornada do Dia do Herói Nacional.

Para a responsável, a entrega do poeta à causa da independência deve constituir uma fonte de inspiração para todos que desejam fazer de Angola uma nação respeitada e próspera.

“As qualidades ímpares de Agostinho Neto, aliadas à sua liderança, levaram-no a inscrever o nome de Angola no contexto internacional como um dos países que defende os interesses nobres do seu povo”, afirmou.

Já na província da Lunda Sul, a docente universitária Evalize Salvaterra afirmou que o poeta António Agostinho Neto contribuiu positivamente no combate à discriminação racial em África e no mundo, bem como ao analfabetismo.

A docente, que falava durante numa palestra sobre Agostinho Neto, destacou a obra literária Sagrada Esperança por, no seu entender, espelhar o sofrimento do povo africano.

Por seu turno, o também docente universitário Zacaria Sacawanga, adiantou que o slogan “o mais importante é resolver os problemas do povo” não representa simplesmente as palavras de ordem política, mas também poética.

Sublinhou que em Renúncia Impossível Agostinho Neto manifesta o seu descontentamento para com o sistema colonial, que tudo fazia para maltratar a identidade cultural.

O Dia do Herói Nacional, a decorrer sob o lema “Unidade no resgate dos valores da Pátria”, assinala-se a 17 de Setembro.

Durante a jornada de comemorações do 97º aniversário do Dia do Herói Nacional, a Lunda Sul prevê realizar várias actividades, entre as quais um festival gospel, inaugurações de postos de saúde, fogueira do herói e partidas desportivas.

Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922 na aldeia de Kaxicane, região de Icolo e Bengo, a cerca de 60 quilómetros de Luanda.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »