Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Tanzânia suspende voos para Joanesburgo

Imagem ilustrativa (© Yuriko Nakao)

A companhia aérea nacional da Tanzânia suspendeu os voos comerciais entre a capital, Dar-es-Salaam e Joanesburgo, noticiou a televisão sul-africana, revelou a Reuters.

O anúncio foi feito na capital tanzaniana pelo ministro dos Transportes da Tanzânia, Isack Kamwelwe, que citou a actual “vaga de violência xenófoba e banditismo popular na África do Sul como um factor de risco para os passageiros” da companhia.“Devido a esta situação, decidimos não transportar os passageiros para o destino onde as suas vidas estarão em perigo”, afirmou o governante, citado pelo canal de televisão sul-africano ENCA.

A empresa não divulgou a data de reabertura desta rota comercial entre os dois países, aliados históricos da luta de libertação contra o regime do “apartheid”.Pelo menos, dez pessoas morreram, entre as quais um cidadão estrangeiro, devido à violência xenófoba que atinge a África do Sul desde o passado fim- de- semana, afirmou o Presidente daquele país, Cyril Ramaphosa, que considerou injustificáveis os ataques e saques a estrangeiros.

Numa declaração à nação, à margem do Fórum Económico Mundial sobre África, na Cidade do Cabo, o Chefe do Estado sul-africano considerou que “não há desculpa para a xenofobia” nem uma “justificação para os saques e destruição”.

Cyril Ramaphosa acrescentou que a violência “diminuiu bastante” e explicou que 423 pessoas foram detidas na área de Joanesburgo, epicentro dos conflitos.
Sábado, ao fim da tarde, o Governo nigeriano desmentiu uma notícia posta a circular nas redes sociais, dando conta da explosão de uma bomba junto à representação diplomática da África do Sul em Abuja.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »