Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Arqueóloga faz descoberta extraordinária de ‘labirinto de túneis subterrâneos’ no Egipto

A cidade egípcia de Sacará é conhecida por ser o lugar onde se localiza a pirâmide mais antiga do mundo, a pirâmide de Djoser, construída no século XXVII a.C. (DR)

A cidade egípcia de Sacará é conhecida por ser o lugar onde se localiza a pirâmide mais antiga do mundo, a pirâmide de Djoser, construída no século XXVII a.C.

No Egipto, avança a Sputnik, uma arqueóloga descobriu “labirinto de túneis subterrâneos” perto de um dos locais com pirâmides mais famosos do mundo, o qual ela apelidou de descoberta “sensacional”.

No documentário “Os grandes tesouros do Egipto”, Bettany Hughes revela como foi encontrada uma cidade inteira que tinha estado escondida sob a areia em Sacará.

“Existe aqui uma tumba em particular que está ocultando algo realmente extraordinário, que para mim supera em bizarrice tudo o resto. Quando ela foi descoberta 150 anos atrás, foi uma revelação sensacional”, disse a historiadora.

Quando o local foi descoberto em 1850, o arqueólogo francês Auguste Mariette se deparou com a cabeça de uma esfinge entre as dunas do deserto do Saara. Quando a equipe começou a escavar, eles encontraram mais 100 esfinges alinhadas, todas elas alinhadas em uma certa direcção.

Bettany Hughes conta como Mariette passou meses escavando o caminho, enviando as esfinges para Paris e, em 12 de Novembro de 1851, finalmente alcançou a misteriosa passagem subterrânea até onde as esfinges o tinham conduzido, relata Express.

Dentro dela os arqueólogos encontraram uma tumba gigante, a historiadora explica por que o local era essencial para os antigos egípcios.

Palácio para os mortos
As tumbas eram enormes e construídas de granito maciço.

Os arqueólogos queriam desesperadamente descobrir o que se encontrava dentro das tumbas, por isso a equipa usou dinamite para abrir um dos gigantescos caixões. Imagine a sua surpresa quando viram que continha um touro mumificado.

“Eles chegaram à conclusão que os antigos egípcios tinham construído estas tumbas enormes e que neste lugar existe um gigantesco cemitério subterrâneo de touros enormes e de grande valor”, explicou Bettany Hughes.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »