Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Venezuela: Oposição cria governo sombra

Leopoldo Lopez (DR)

Leopoldo Lopez, líder da oposição venezuelana, está a formar um governo sombra, no seu refúgio, na Embaixada da Espanha, em Caracas, apesar de um acordo que o proibia de se envolver em actividades políticas quando aquela missão lhe concedeu asilo,

Segundo a VOA, Lopez procurou, há cinco meses, a protecção da missão diplomática da Espanha depois de liderar um golpe fracassado contra o contestado presidente Nicolas Maduro, em Abril.

Ele recebeu apoio do presidente do Parlamento, Juan Guaidó, reconhecido como chefe de estado de transição pelos Estados Unidos e 50 países.

Guaidó diz que nomeou Lopez para formar um “centro de governo”, ou governo sombra, para se preparar para uma eventual conquista do poder pela oposição, à medida que as sanções dos EUA destroem o que resta de Maduro.

“As condições sob as quais a protecção foi concedida não mudaram, nem são afectadas pela decisão do presidente Juan Guaidó de nomear Lopez coordenador-geral para a criação de um centro de governo”, disse o ministério das Relações Exteriores da Espanha à VOA em comunicado.

A Embaixada da Espanha não permite que Lopez dê entrevistas.

Ele também não tem permissão para realizar reuniões políticas. Mas está em contacto diário com o seu pai, Leopoldo Lopez Gil, cidadão espanhol e membro do Parlamento Europeu.

Falando à VOA por telefone, a partir de Bruxelas, Lopez Gil disse que o seu filho está ocupado online com outros membros do “governo sombra” nomeado por Guaidó.

Entretanto, no que membros da oposição dizem que pode ser um golpe fatal para o governo de Maduro, a companhia nacional de petróleo da China anunciou, esta semana, a suspensão da produção de petróleo na Venezuela devido a crescentes complicações logísticas e ao reforço das sanções dos Estados Unidos.

China e Rússia têm sido os maiores clientes de Maduro.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »