Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Congresso aprova estado de sítio na Guatemala

(4 set) Bombeiros socorrem militar ferido em emboscada de supostos narcotraficantes, em El Estor (Bomberos Municipales Departamentales / AFP / Arquivos / HO)

O Congresso da Guatemala aprovou neste sábado o estado de sítio em 22 municípios do país, após a execução de três militares por supostos narcotraficantes, em meio a protestos contra esta medida excepcional, decretada pelo presidente Jimmy Morales na última quarta-feira.

Segundo a AFP, a medida entra em vigor hoje, por 30 dias, e foi aprovada em terceira leitura, por 88 votos a 70, segundo a ata do parlamento.

A discussão e aprovação do estado de sítio aconteceu em meio a manifestações do lado de fora do Congresso, no centro da capital, de dezenas de pessoas contrárias à medida, que consideram ineficiente para solucionar os problemas do país e temem abusos dos direitos humanos.

A medida afecta 22 municípios de cinco departamentos, e implica a suspensão de direitos constitucionais como a liberdade de circulação, reunião e manifestação.

A Guatemala e os outros países da América Central são usados por cartéis internacionais que, com a ajuda de chefes locais, traficam drogas e lavam dinheiro, o que incide no índice de criminalidade elevado na região.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »