Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica viaja para Teerão

(DR)

AFP

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) encontrar-se-á com altos funcionários do governo iraniano neste final de semana, em Teerão, anunciou nesta sexta-feira o órgão da ONU.

“O diretor-geral interino da AIEA, Cornel Feruta, chegará a Teerão no sábado para encontrar-se com altos funcionários iranianos no domingo, dia 8 de setembro”, destacou a agência.

Irão e Estados Unidos enfrentam-se em torno do acordo de 2015 sobre o tema nuclear iraniano, que Washington abandonou.

“Esta visita se inscreve nas interações em curso entre a AIEA e o Irão”, explica a agência, acrescentando que isto inclui o processo de “verificação e vigilância pela AIEA no Irão em virtude” do acordo de Viena sobre o tema nuclear iraniano.

Fechado em 2015 entre Irão e o grupo 5+1 (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha), o acordo facilitou a suspensão de parte das sanções impostas ao país em troca do compromisso iraniano de não desenvolver uma arma nuclear.

Em resposta a saída americana do acordo, em 2018, por decisão do presidente Donald Trump, que restabeleceu sanções econômicas, e diante da incapacidade dos europeus de evitá-las, o Irão começou em maio a abandonar progressivamente as obrigações assumidas com o acordo.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »