InicioMundoMédio OrienteDiretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica viaja para Teerão

Diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica viaja para Teerão

AFP

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) encontrar-se-á com altos funcionários do governo iraniano neste final de semana, em Teerão, anunciou nesta sexta-feira o órgão da ONU.

“O diretor-geral interino da AIEA, Cornel Feruta, chegará a Teerão no sábado para encontrar-se com altos funcionários iranianos no domingo, dia 8 de setembro”, destacou a agência.

Irão e Estados Unidos enfrentam-se em torno do acordo de 2015 sobre o tema nuclear iraniano, que Washington abandonou.

“Esta visita se inscreve nas interações em curso entre a AIEA e o Irão”, explica a agência, acrescentando que isto inclui o processo de “verificação e vigilância pela AIEA no Irão em virtude” do acordo de Viena sobre o tema nuclear iraniano.

Fechado em 2015 entre Irão e o grupo 5+1 (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha), o acordo facilitou a suspensão de parte das sanções impostas ao país em troca do compromisso iraniano de não desenvolver uma arma nuclear.

Em resposta a saída americana do acordo, em 2018, por decisão do presidente Donald Trump, que restabeleceu sanções econômicas, e diante da incapacidade dos europeus de evitá-las, o Irão começou em maio a abandonar progressivamente as obrigações assumidas com o acordo.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.