Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Brasil pede explicações ao Google por suposto uso de dados de menores

(Foto: REUTERS/Charles Platiau/File Photo TSF)

AFP

O governo brasileiro anunciou nesta sexta-feira que pediu explicações ao gigante da internet Google sobre um suposto uso de dados de geolocalização de menores usuários do Youtube, e convidou a empresa a esclarecer a situação em 10 dias para evitar sanções.

A notificação foi entregue ao Google – que tem escritórios em São Paulo – na quinta-feira, através da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), informou o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O Brasil investiga o Google por suposta coleta de dados de crianças e adolescentes usuários do Youtube sem o conhecimento dos pais, usando estes dados para autorizar publicidade dirigida, indicou o ministério em seu site.

Os dados dizem respeito à localização, ao aparelho usado e ao número de telefone, acrescenta a informação.

O Google tem dez dias para dar explicações, e em função das informações fornecidas, a Senacom estudará as medidas que serão tomadas.

O escritório da companhia americana no Brasil não quis comentar a situação, ao ser consultado pela AFP.

Temos “conhecimento que a empresa teria feito um acordo com a Federal Trade Commission, pendente de homologação pelo Departamento de Justiça americano”, indicou a pasta.

Esta semana, o Youtube aceitou pagar uma multa de 170 milhões de dólares nos Estados Unidos e se comprometeu a proteger melhor os dados dos menores.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »