Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

PR recebe mensagem do homólogo gabonês

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO (À DIR.), COM O ENVIADO ESPECIAL GABONÊS, ALAIN CLAUDE BILIE NZE (FOTO: Presidência da República)

Angop

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu nesta quinta-feira, em Luanda, uma mensagem do seu homólogo do Gabão, Ali Bongo, sobre as reformas políticas em curso na Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

Foi portador da missiva o ministro dos Negócios Estrangeiros gabonês, Alain Claude Bilie Nze, que viajou a capital angolana na qualidade de enviado especial de Ali Bongo, também Presidente em exercício da CEEAC.

“Estamos a passar por vários Estados membros (da CEEAC) para transmitir a ideia sobre o que deverão ser as reformas na Comunidade e os seus efeitos, quando tudo ficar concluído”, afirmou à imprensa o emissário, à saída do encontro com o Presidente João Lourenço.

No quadro da CEEAC, Alain Claude Bilie Nze disse estar prevista a realização de uma cimeira de Chefes de Estado e de Governo em Novembro ou Dezembro do ano em curso, em local a indicar.

A cimeira terá sobre a mesa as reformas da CEEAC, sustentou.

O diplomata gabonês ressaltou o empenho do Presidente João Lourenço em prol da CEEAC, o que “tem sido crucial para aquilo que temos procurado neste quadro”, sustentou.

Angola e o Gabão têm defendido o diálogo, a resolução de conflitos e a estabilidade regional.

Nos últimos meses, os dois estados mantiveram contactos a nível presidencial, com o envio a Libreville (Gabão) de um enviado especial do Chefe de Estado angolano e que visou a troca de informações relacionadas com a situação na CEEAC.

Angola e o Gabão são membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

Além de Angola e do Gabão, integram a Comunidade o Burundi, os Camarões, a República Centro-Africana (RCA), República do Congo, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Rwanda, São Tomé e Príncipe e Tchad.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »