Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Municípios possuem recursos para aquisição de medicamentos

Doentes hospital municipal Capalanga em Viana (Arquivo) (DR)

Angop

O director do gabinete provincial da Saúde de Luanda, Miguel Gaspar, garantiu, quarta-feira, nesta cidade, existir recursos financeiros nos municípios para aquisição de medicamentos para as unidades hospitalares das referidas áreas.

Miguel Gaspar deu essa garantia no final do encontro de avaliação sobre o sector na capital do país, dirigido pelo governador provincial de Luanda, Sérgio luther Rescova Joaquim.

O director explicou que existe recursos destinados aos municípios para fazerem as suas aquisições locais, tendo em conta as suas particularidades da zona e da especialidade da unidade hospitalar, como por exemplo, o dos Queimados.

Miguel Gaspar apontou para a necessidade da melhoria da cadeia, desde a produção até ao consumo, enquanto não existir essa rede de armazenamento, distribuição e um controlo do consumo, sendo um ciclo de procedimento que deve ser resolvido.

Quanto ao problema de abastecimento de água nas unidades hospitalares da província de Luanda, o director disse que em muitas situações tem recorrido a compra de água nos camiões cisternas para poderem funcionar sem constrangimentos, principalmente, as salas de parto e blocos operatórios.

Acrescentou que é um recurso em que são obrigados a prever, porque nem sempre a água canalizada consegue satisfazer as necessidades, sendo um problema que vão enfrentar ainda por algum tempo.

Relativamente a situação da saúde em Luanda, o responsável disse ainda que estão a desenvolver algumas acções preventivas das patologias que surgem na época chuvosa.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »