Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Doentes com tuberculose abandonam tratamento

DOENTES DE TUBERCULOSE (ARQUIVO) (FOTO: DOMINGOS NICOLAU)

Quarenta pacientes com tuberculose, de um total de 968 casos notificados no período de Janeiro a Agosto deste ano, abandonaram o tratamento na província do Cunene, informou hoje, quinta-feira, a supervisora do Programa de Combate a Tuberculose, Ricardina Assunção.

A responsável, que falava no término de uma formação de três dias dirigida a médicos e enfermeiros sobre gestão e tratamento da tuberculose em crianças, avança Angop, sublinhou que os casos de abandono estão associados a negligência dos pacientes e apetência frequente ao consumo de bebidas alcoólicas, realidade que agrava o estado de saúde do doente.

Para inverter o quadro, Ricardina Assunção informou que estão a ser promovidas, desde o mês de Janeiro deste ano, palestras e sessões de esclarecimento sobre os cuidados a ter e a importância do cumprimento da medicação.

A responsável informou que a província dispõe de fármacos e pessoal médicos para assistir e diagnosticar a doença, daí que na suspeita da patologia o cidadão deve sempre dirigir-se a uma unidade sanitária para fazerem as consultas e tratamento da doença.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afecta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos e rins. E o seu período de tratamento vai de seis a oito meses.

Os participantes na formação abordaram temas como a situação da tuberculose no mundo e em Angola, diagnósticos da doença na criança, aspectos clínicos e exames complementares, sistema de informação, factores de risco, modo de transmissão e classificação.

A província do Cunene conta com 77 médicos e 946 enfermeiros e uma rede hospitalar de 146 unidades sanitárias, das quais 14 virada ao tratamento de tuberculose.

No periódo anterior, hviam sido registados 834 pacientes.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »