Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Canadá solicita apoio de Angola para o Conselho de Segurança

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO (À DIR.), RECEBE JOE CLARK, ENVIADO DO PM DO CANADÁ (Presidência da República)

Angop

O Governo do Canadá solicitou, nesta quarta-feira, em Luanda, o apoio do Estado angolano para a sua candidatura a membro não-permanente do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas, órgão a que já pertenceu há 20 anos.

A informação foi prestada à imprensa, por Joe Clark, enviado especial do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, à saída de uma audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, a quem entregou uma mensagem do chefe do governo do Canadá.

“Angola é um país influente ao nível da região Austral e Central de África. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, reconhece esse facto”, afirmou Joe Clark.

Antes do encontro com o Presidente João Lourenço, o enviado canadense, que foi primeiro-ministro de 1979 a 1980, analisou com o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, questões da agenda internacional e regional de África, bem como o reforço da cooperação entre Angola e o Canadá.

O Canadá reconheceu a independência de Angola em 1977, porém, apenas a 3 de Fevereiro de 1978 é que os dois países estabeleceram relações diplomáticas.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »