Radio Calema
InicioDestaquesBrexit sem acordo pode gerar prejuízo de USD 16 biliões para o...

Brexit sem acordo pode gerar prejuízo de USD 16 biliões para o Reino Unido

AFP

Um Brexit sem acordo faria os britânicos perderem 16 biliões de dólares em exportações para a União Europeia (UE) e vários outros biliões para outros países – alertou a ONU nesta terça-feira (3).

Num estudo da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (Cnuced), os economistas da ONU indicam que uma perda do acesso preferencial “ao mercado da UE depois de um Brexit sem acordo causaria aos britânicos prejuízos em exportações de, pelo menos, 16 bilhões de dólares, o que representa 7% das exportações totais do Reino Unido para o bloco”.

Os economistas destacaram que “é uma estimativa conservadora”, já que os prejuízos devem ser “muito mais significativos”, devido à introdução de “medidas não tarifárias, controles fronteiriços e interrupção das redes de produção” existentes entre Reino Unido e UE.

“A incerteza crescente” à medida que se aproxima a data-limite do Brexit retoma a situação “problemática” para os exportadores do Reino Unido, avaliou a Cnuced.

Segundo o estudo, os exportadores mais afetados serão os da indústria automotiva, bem como os setores de produtos de origem animal e têxteis.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.