Radio Calema
InicioDestaquesUE assegura que Londres não apresentou planos para salvar acordo Brexit

UE assegura que Londres não apresentou planos para salvar acordo Brexit

Ativistas exibiram hoje, em Edimburgo, bandeiras da União (UE) enquanto se manifestam do lado de fora do Tribunal durante a audiência sobre a decisão do governo britânico de suspender o Parlamento, cita a AFP.

O Reino Unido ainda não apresentou propostas concretas sobre como salvar o acordo do Brexit, portanto as perspectivas de um divórcio sem um pacto com a União Europeia (UE) continuam sendo uma “possibilidade clara”, declarou a Comissão Europeia.

“Temos conversas em nível técnico porque a ideia é chegar a propostas compatíveis com o Acordo de Retirada”, disse a porta-voz da Comissão, Mina Andreeva, em entrevista coletiva.

Andreeva disse que são discutidos “arranjos alternativos para melhorar a salvaguarda”, um mecanismo de último recurso para impedir a reintrodução de uma fronteira entre a Irlanda, um país da UE e a Irlanda do Norte britânica.

Esse mecanismo faz parte do acordo de divórcio fechado em novembro de 2018 entre a União Europeia (UE) e a primeira-ministra britânica Theresa May, que não conseguiu que seu parlamento o aprovasse.

No final de julho, o polêmico Boris Johnson sucedeu May, assegurando que retirará o país da UE em 31 de outubro, data atual do Brexit, com ou sem acordo e criticando a salvaguarda irlandesa.

“Neste momento, não posso relatar que foram feitas propostas concretas”, disse a porta-voz europeia.

O Executivo da comunidade planeja abordar na quarta-feira os últimos contatos com o governo britânico, bem como os preparativos para enfrentar as consequências de um Brexit sem acordo, temido em ambientes econômicos.

Andreeva disse que seu cenário de trabalho é que o Brexit ocorrerá em 31 de outubro.

“Se é o cenário mais provável, eu diria que é uma possibilidade muito clara”, acrescentou a porta-voz.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.