Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Terra está a ser afetada por forte tempestade geomagnética

(DR)

Sputnik

Uma forte tempestade geomagnética está atingindo a Terra desde o passado sábado (31 de agosto), segundo cientistas.

Os cientistas do laboratório de astronomia de raios-X do Instituto de Física da Academia de Ciências da Rússia informaram que a tempestade alcançou rapidamente o nível de dois pontos na escala de 1 a 5, estabelecida pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês).

Eles também explicaram que a atual tempestade foi prevista com antecedência devido à aproximação de uma rápida corrente de vento solar da Terra.

Outra surpresa foi a sua potência, já que o prognóstico contemplava apenas “uma tempestade de primeiro nível”, o que seria comum para esta época do ano.

O aumento da velocidade do vento solar, assim como a temperatura do plasma cósmico, também superaram os índices esperados.

Atualmente, está diminuindo gradualmente para seus valores originais, embora a alta velocidade da corrente de vento solar e a situação estável do Sol sugiram que a situação se repita entre 27 e 28 de setembro.

Esta tempestade magnética é a segunda mais poderosa dos últimos oito meses, a primeira foi registrada em maio, quando a magnitude passou de 3 para 5, o que afetou o bem-estar das pessoas.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »