Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Mike Pompeo em Bruxelas para conhecer novos líderes da UE

(Reuters)

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, vai ser recebido hoje em Bruxelas pela presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, tendo ainda previsto conhecer outros novos líderes das instituições europeias, anunciou o executivo comunitário.

“Em nome da equipa de transição (da Comissão Europeia), posso confirmar que, de facto, a presidente eleita Von der Leyen recebe o senhor Pompeo hoje à noite. É uma reunião introdutória que representa a primeira oportunidade para ambos se conhecerem e trocarem pontos de vista”, disse uma porta-voz do executivo comunitário.

Mina Andreeva acrescentou que, segundo as informações de que dispõe, o chefe de diplomacia dos Estados Unidos irá também encontrar-se com os novos líderes de outras instituições.

Segundo a RTP que cita a Lusa, Pompeo, que permanecerá em Bruxelas até terça-feira, deverá também encontrar-se com o seu futuro homólogo europeu, o espanhol Josep Borrell, que sucederá a Federica Mogherini como Alto Representante para a Política Externa.

Deverá ainda reunir-se com o belga Charles Michel, que substituirá Donald Tusk como presidente do Conselho Europeu, além de ter agendado um encontro com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

A porta-voz da Comissão Europeia precisou que, em virtude de estas reuniões serem basicamente de apresentação, não estão previstas declarações à imprensa.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »