Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Paz social nas famílias nas prioridades do Governo – Ministra de Estado

Ministra da Cultura Carolina Cerqueira (DR)

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, afirmou hoje, na vila da Muxima, município da Quiçama, que o governo está a trabalhar para a estabilidade social das famílias, com a execução de programas destinados a melhoria das condições sociais básicas.

Para a melhoria da vida nas comunidades, escreve Angop, o Executivo tem em acção o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM)), que prevê mil 700 projectos nos sectores da saúde, educação, construção e obras públicas, infra-estruturas administrativas, estradas, energia e águas, segurança e ordem pública, urbanismo e saneamento básico, nos 164 municípios do país.

O valor total do PIIM é de dois mil milhões de dólares, provenientes do Fundo Soberano. Este plano congrega necessidades e iniciativas dos municípios ajustadas às prioridades locais e aos anseios da população.

De acordo com Carolina Cerqueira, que falava à imprensa no final da missa de encerramento da peregrinação da Muxima, é objectivo do Estado trabalhar para o bem comum e defesa do interesse nacional, procurando soluções rápidas para a resolução dos inúmeros problemas sociais.

Para o efeito, avançou que o governo espera contar com parcerias rápidas e inclusivas para dar respostas às ambições e aspirações da juventude e a defesa dos direitos das mulheres.

Carolina Cerqueira considerou a igreja Católica como uma das parceiras mais fortes do Estado angolano, garantindo que vai se encontrar novas formas de intervenção social, para ajudar a resolver os problemas da sociedade, fortalecer o papel das família e o crescimento do país a crescer em paz e prosperidade.

Reiterou a necessidade do resgate dos valores morais, estabilidade social, concórdia, perdão e, sobretudo, a educação da juventude.

Relativamente ao conteúdo da mensagem expressa durante a homilia, proferida pelo bispo Dom Emílio Sumbelelo, afirmou que serve de incentivo para que a construção de uma paz socialmente justa seja efectiva.

A peregrinação ao santuário da Muxima decorreu de 31 de Agosto a 01 de Setembro sob o lema “Com Maria, celebremos a fé em Jesus Cristo”.

Em 2020, o evento se realizará em três dias, ao contrário dos actuais dois.

Assistiram a missa de encerramento da peregrinação, entre outros, as ministras dos Desportos, Ana Paula Sacramento Neto, e da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, a secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais, Fátima Viegas, e o vice-governador provincial, Dionísio da Fonseca.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »