- Publicidade-
InicioMundoÁfricaSecretário-geral da ONU teme 'guerra civil total' na Líbia

Secretário-geral da ONU teme ‘guerra civil total’ na Líbia

Reuters

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse nesta quinta-feira que teme que a Líbia termine numa “guerra civil total”, a menos que adopte medidas rápidas para acabar com o conflito interno.

“A menos que actue a curto prazo, é muito possível que o atual conflito escale para uma guerra civil total”, advertiu Guterres.

O diplomata reconheceu a necessidade do apoio da comunidade internacional para encontrar uma solução política para o país, onde as forças leais ao líder rebelde, Khalifa Haftar, lançaram uma ofensiva – no início de abril – para tomar a capital Trípoli do Governo de Coalizão Nacional, reconhecido pela ONU.

“Exorto as partes a abandonar o uso de armas explosivas em áreas povoadas, seja mediante bombardeios aéreos ou disparos de artilharia, devido a seus prováveis efeitos indiscriminados”, escreveu Guterres.

Os combates nos arredores de Trípoli já deixaram mil mortos e 120 mil deslocados desde o início da ofensiva de Haftar.

“Uma solução política para o conflito na Líbia requer o apoio total e unido da comunidade internacional”.

“Me preocupa a presença de combatentes e mercenários empregados pelas partes no conflito na Líbia, assim como a entrada de armas no país”, declarou o secretário-geral, pedindo o estrito respeito ao embargo adotado em 2011.

No seu relatório, Guterres também expressou sua preocupação com refugiados e imigrantes na Líbia.

“Os refugiados e imigrantes na Líbia deveriam ser libertados e provistos de abrigos seguros até que seus pedidos de asilo sejam analisados para sua repatriação em condições seguras…”.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.