- Publicidade-
InicioAngolaSociedadeEscolas públicas absorvem mais alunos em Luanda

Escolas públicas absorvem mais alunos em Luanda

As escolas públicas de Luanda absorvem maior números de crianças do sistema de ensino provincial, com uma cifra de nove mil e 414 matriculados da iniciação ao II ciclo, apesar da rede escolar privada deter mais escolas.

Segundo avança Angop, de um milhão 533 mil 725 alunos matriculados, 347 mil e 310 discentes estão no ensino privado e 254 mil e 401 em instituições comparticipadas.

Esta foi uma das constatações apresentadas nesta sexta-feira pelo vice-governador provincial de Luanda para a área política e social, Dionísio Manuel da Fonseca, na abertura do Fórum de Desenvolvimento da Educação na Província de Luanda sob o lema “Resgatar a Confiança na Escola Pública”.

O responsável, que fazia referência das razões necessárias para o resgate da confiança da escola pública, explicou que tendo em consideração a taxa global de fecundidade estimada em quatro a cinco nascimentos por mulher compreende-se que a população escolar da capital continuará a crescer a necessidade.

Face a situação, Dionísio da Fonseca afirma que só com professores motivados e bem formados, com atitude profissional baseada em valores morais e patrióticos, que desempenham com brio a missão de educar, pode-se transformar positivamente a província de Luanda.

Afirma que o desafio do resgate da confiança das escolas leva os actores a incidir a atenção na eficácia do sistema educativo, assegurando as regras de boa gestão escolar, a legalidade, a transparência, a prestação de contas, a responsabilidade e apresentação de resultados.

Como estratégias e de acordo com o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018/2022, espera que Luanda deve continua a projectar-se como principal pólo de desenvolvimento económico do país.

Eficiência

O governo provincial de Luanda quer escolas públicas de confiança, com princípios assentes em factores como a efectividade, atractividade, eficácia e eficiência.

O director do Gabinete Provincial de Educação de Luanda, Narciso Benedito, explicou que a efectividade está ligada a criação de condições indispensáveis para o funcionamento das escolas, de maneira a produzir conhecimentos e transformar cidadãos críticos a realidade sócio económica e cultural.

Quanto atractividade, explicou que está relacionado a criação de um conjunto de iniciativas capazes de transformar a escola num local agradável e aprazível, bom para se estudar e trabalhar, enquanto a eficácia refere-se a manifestação das aprendizagens sólidas dos alunos, cujo gestores e professores devem transmitir os valores cívicos e patrióticos e a eficiência à produção dos resultados nos prazos estabelecidos pelos programas.

A escola de confiança, que se pretende promover em Luanda, disse, serve para dar resposta ao aumento das necessidades do sistema educativo.

A educação, avançou, reconhece, valoriza e integra a comunidade educativa a gestão participativa das instituições de ensino, mediante a elaboração de projectos educativos, realistas, contextualizados e exequíveis, capazes de proporcionar aprendizagem significativa.

Considera fundamental desenvolver esforços no sentido de se reduzir a carência de salas de aulas, colocando em funcionamento as escolas já concluídas e melhorando as condições das que estão em situação precária.

Pretende-se ainda continuar a aumentar o número de docentes, promover a melhoria das suas aptidões e qualificações académicas e técnicas, com acções de reciclagem e reforço das competências pedagógicas e didácticas.

A importância da confiança nas relações organizacionais, a importância da feira da ciência, lições e boas práticas são os temas que dominaram o fórum.

O encontro, que reuniu todos os integrantes do processo docente-educativo, visou partilhar as experiências e boas práticas de gestão de organização administrativas e pedagógicas para o resgate da confiança na escola, assim como elaborar directrizes metodológicas, teórico-técnicos.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.