- Publicidade-
InicioEconomiaBNA dispõe USD 750 milhões para venda

BNA dispõe USD 750 milhões para venda

Setecentos e cinquenta milhões de dólares norte-americanos é o valor que o Banco Nacional de Angola (BNA) dispõe para a venda, por via de leilões de preço, para o mês de Setembro, mais 250 milhões em comparação com o mês de Agosto deste ano.

De acordo com o comunicado do Banco Central a que a Angop teve acesso nesta sexta-feira, após a cada sessão, será divulgado no seu portal institucional, o montante disponibilizado, o número de participantes, as taxas de câmbio máxima e mínima admitidas, bem como a taxa de câmbio média resultante da sessão.

Em Agosto deste ano, o BNA disponibilizou 500 milhões de dólares norte-americanos, que também foi vendido em leilão de preço e de quantidade.

Nos meses de Maio e Junho de 2019, o BNA vendeu ao mercado um montante total de USD 1,32 mil milhões através dos bancos comerciais, contra USD 3,42 mil milhões no mesmo período do ano anterior.

Na última reunião do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM), de 26 de Julho de 2019, ficou decidido manter a taxa BNA em 15,50%.

Em termos acumulados, em 2019, o BNA vendeu USD 4,30 mil milhões contra USD 6,90 mil milhões do período homólogo, o que representou uma diminuição de 37,65%.

O CPM decidiu manter inalterada a taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 0% e os coeficientes das Reservas Obrigatórias em moeda nacional em 17% e 15% em moeda estrangeira.

Estas decisões foram sustentadas pelo facto da inflação homóloga continuar com a sua trajectória decrescente, não obstante a base monetária em moeda nacional, variável operacional da política monetária, ter expandido em 3,28% em Junho de 2019.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.