- Publicidade-
InicioAngolaPolíticaAngola cumpre obrigações meteorológicas da SADC

Angola cumpre obrigações meteorológicas da SADC

Angola tem cumprido rigorosamente com as obrigações da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) no capítulo meteorológico, sendo um dos poucos países da região que certificou sete aeroportos com informação climática aeroportuária.

Em declarações exclusivas à ANGOP, à propósito do 23º Fórum Regional do Clima da África Austral (SARCOF-23), que decorre de 28 a 30 do corrente, em Luanda, o director-geral do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), Domingos do Nascimento, confirmou que os aeroportos de Luanda, Huambo, Catumbela, Cabinda, Lubango, Lubango e Ondjiva estão certificados pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) e pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM).

Esta certificação para além de abarcar os equipamentos que fornecem informações às aeronaves está também ligada, sobretudo, à formação dos técnicos que trabalham nessas áreas com certificados do Sistema de Gestão de Qualidade fornecido por essas duas instituições internacionais, afirmou.

Quanto a certificação dos outros aeroportos do país, a fonte esclareceu que nesta altura não há ainda necessidade de equipar os mesmos com esses equipamentos, em virtude do tráfego de aeronaves ser baixo e a insuficiência de recursos humanos.

Radares

Domingos do Nascimento anunciou que dentro do Plano de Modernização do INAMET, gizado pelo Executivo, o país vai ser equipado com nove radares meteorológicos que vão fazer uma cobertura total do país, quer terrestre quer marítima.

Esse projecto vai servir também as autoridades do ponto de vista da protecção do espaço territorial nacional, realçou.

Por outro lado, informou que o novo Aeroporto Internacional de Luanda terá um radar meteorológico, recomendado pelo INAMET, com uma capacidade de cobrir uma área de 300 quilómetros.

“Com estes instrumentos vamos poder determinar as previsões do tempo em muito curto prazo, por exemplo de três em três horas ao contrário do que acontece actualmente, (de 24 em 24 horas)”, garantiu.

Realizado anualmente na segunda quinzena de Agosto, mês da mudança de estação em Angola, o Fórum Regional do Clima da África Austral (SARCOF) produz toda a previsão sazonal comum dos Estados membros, ajudando os Governos e a população a planificarem as suas actividades.

O INAMET, tutelado pelo Ministério de Telecomunicações e Tecnologias de Informação, tem como objectivo contribuir para a protecção de vidas e de bens e apoiar no desenvolvimento sustentável do país por meio de informação meteorológica e geofísica confiável.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.