InicioDestaquesPR com intensa actividade no segundo dia da TICAD7

PR com intensa actividade no segundo dia da TICAD7

O Presidente da República, João Lourenço, teve hoje, no segundo dia da TICAD7, em Yokohama, intensa actividade diplomática, com encontros separados com um Chefe de Estado e líderes de organizações internacionais.

De acordo com a Angop, o programa de audiências do Chefe de Estado angolano começou com um encontro com o Presidente das Comores, Azali Assoumani, com quem João Lourenço abordou o reforço da cooperação bilateral.

Resultado do entendimento, os dois estadistas decidiram avançar para a criação de uma Comissão Mista, que facilite as relações entre os dois países, a partir de Dezembro próximo.

Seguidamente, o Presidente João Lourenço recebeu, no hotel Yokohama Bay, o director regional do UNICEF para África do Oeste e Este, Mohamed Malick, que foi portador de uma mensagem da directora Executiva deste organismo das Nações Unidas.

O encontro serviu para avaliar o estado da cooperação entre o UNICEF e o Governo angolano, tendo Malick recordado que o organismo tem com Angola uma cooperação de longos anos, mas que há a necessidade de a revitalizar para o bem das populações, particularmente das crianças.

O director regional disse ter abordado com o Chefe de Estado questões relacionadas com a necessidade dos líderes africanos prestarem maior atenção aos jovens, com a adopção de programas virados para a formação e inserção no mercado de trabalho.

Na terceira audiência, o Estadista angolano recebeu o presidente da Marubeni, empresa japonesa responsável pela reabilitação e modernização de três unidades fabris de referência no país, nomeadamente SATEC (Cuanza Norte), Alassola (Benguela) e TextangII (Luanda).

Masumi Kakinoki prometeu que, depois de ter participado na reabilitação e modernização com êxito das três fabricas de têxteis, investirá no sector industrial, de modo a contribuir para a diversifição da economia e geração de postos de trabalho.

A última audiência foi concedida ao executivo da Vacine Alliance (GAVI), Seth Berkley, com que falou sobre a actual situação de Angola no que à vacinação e imunização diz respeito.

“Temos trabalhado com Angola, há muito tempo, em matéria de vacinação e queremos continuar a trabalhar no sentido de aumentar a cobertura”, disse.

Feira de Negócios Japão/África

Paralelamente às actividades da TICAD7, evento que aborda os caminhos para o continente africano atingir o crescimento económico sustentável, decorre a Feira de Negócios Japão/África, em que os países apresentam as suas potencialidades.

Angola tem um stand onde expõe o açúcar produzido pela Biocom, em Malanje, bem como todas as variedades de café que produz.

Os Japoneses expõem toda a gama de produtos, desde os industriais aos ligados às tecnologias de comunicação e informação.

A TICAD é um fórum multilateral, inclusivo e aberto lançado pelo Governo Japonês em 1993. Conta com a participação de países e instituições africanas, de organizações internacionais de desenvolvimento e organismos do sector privado e da sociedade civil.

A sétima Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África é organizada pelo Governo japonês, pela ONU, Banco Mundial e, consequentemente, pelos países africanos.

A presente edição, que encerra as portas sexta-feira, tem por objectivo promover um diálogo político de alto nível entre os líderes africanos e parceiros internacionais, com vista a mobilizar apoios para as iniciativas de desenvolvimento económico, de paz e segurança com maior apropriação africana.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.