Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

PR com intensa actividade no segundo dia da TICAD7

JAPÃO: PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO (DIR) RECEBE HOMÓLOGO DAS COMORES, AZALI ASSOUMANI (ESQ) (FOTO: GILDO KOMANZALA)

O Presidente da República, João Lourenço, teve hoje, no segundo dia da TICAD7, em Yokohama, intensa actividade diplomática, com encontros separados com um Chefe de Estado e líderes de organizações internacionais.

De acordo com a Angop, o programa de audiências do Chefe de Estado angolano começou com um encontro com o Presidente das Comores, Azali Assoumani, com quem João Lourenço abordou o reforço da cooperação bilateral.

Resultado do entendimento, os dois estadistas decidiram avançar para a criação de uma Comissão Mista, que facilite as relações entre os dois países, a partir de Dezembro próximo.

Seguidamente, o Presidente João Lourenço recebeu, no hotel Yokohama Bay, o director regional do UNICEF para África do Oeste e Este, Mohamed Malick, que foi portador de uma mensagem da directora Executiva deste organismo das Nações Unidas.

O encontro serviu para avaliar o estado da cooperação entre o UNICEF e o Governo angolano, tendo Malick recordado que o organismo tem com Angola uma cooperação de longos anos, mas que há a necessidade de a revitalizar para o bem das populações, particularmente das crianças.

O director regional disse ter abordado com o Chefe de Estado questões relacionadas com a necessidade dos líderes africanos prestarem maior atenção aos jovens, com a adopção de programas virados para a formação e inserção no mercado de trabalho.

Na terceira audiência, o Estadista angolano recebeu o presidente da Marubeni, empresa japonesa responsável pela reabilitação e modernização de três unidades fabris de referência no país, nomeadamente SATEC (Cuanza Norte), Alassola (Benguela) e TextangII (Luanda).

Masumi Kakinoki prometeu que, depois de ter participado na reabilitação e modernização com êxito das três fabricas de têxteis, investirá no sector industrial, de modo a contribuir para a diversifição da economia e geração de postos de trabalho.

A última audiência foi concedida ao executivo da Vacine Alliance (GAVI), Seth Berkley, com que falou sobre a actual situação de Angola no que à vacinação e imunização diz respeito.

“Temos trabalhado com Angola, há muito tempo, em matéria de vacinação e queremos continuar a trabalhar no sentido de aumentar a cobertura”, disse.

Feira de Negócios Japão/África

Paralelamente às actividades da TICAD7, evento que aborda os caminhos para o continente africano atingir o crescimento económico sustentável, decorre a Feira de Negócios Japão/África, em que os países apresentam as suas potencialidades.

Angola tem um stand onde expõe o açúcar produzido pela Biocom, em Malanje, bem como todas as variedades de café que produz.

Os Japoneses expõem toda a gama de produtos, desde os industriais aos ligados às tecnologias de comunicação e informação.

A TICAD é um fórum multilateral, inclusivo e aberto lançado pelo Governo Japonês em 1993. Conta com a participação de países e instituições africanas, de organizações internacionais de desenvolvimento e organismos do sector privado e da sociedade civil.

A sétima Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África é organizada pelo Governo japonês, pela ONU, Banco Mundial e, consequentemente, pelos países africanos.

A presente edição, que encerra as portas sexta-feira, tem por objectivo promover um diálogo político de alto nível entre os líderes africanos e parceiros internacionais, com vista a mobilizar apoios para as iniciativas de desenvolvimento económico, de paz e segurança com maior apropriação africana.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »