Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Paquistão lança com êxito míssil balístico

(© Foto: Serviços de Relações Públicas Internas do Paquistão)

Sputnik

O Paquistão realizou com sucesso o lançamento experimental do míssil balístico Ghaznavi, informou o porta-voz das Forças Armadas do país.

O general paquistanês Asif Ghafoor anunciou nesta quinta-feira (29) em comunicado no Twitter o lançamento de um míssil terra-terra com um alcance de até 290 km.

O Paquistão efetuou com êxito o lançamento noturno de treinamento de um míssil balístico terra-terra Ghaznavi, capaz de lançar vários tipos de ogivas à distância de até 290 km. O Comitê Conjunto de Chefes do Estado-Maior das Forças Armadas paquistanesas (CJCSC), e os chefes dos serviços parabenizam a equipe. O presidente e o primeiro-ministro expressaram seu agradecimento à equipe e felicitaram a nação

O treinamento foi realizado em meio a uma escalada de tensões entre o Paquistão e a Índia em relação à região disputada de Caxemira.

No início de agosto, as tensões aumentaram ainda mais quando o Paquistão acusou Nova Deli de atacar civis com bombas de fragmentação perto da fronteira.

A Índia negou as acusações e apontou que os paquistaneses tentaram eles próprios entrar em um dos seus postos militares na região disputada.

Ghafoor pediu à comunidade internacional em 17 de agosto que procure maneiras de resolver a situação em torno de Caxemira, dizendo que região representa “um foco de tensão nuclear”.

Por sua vez, o ministro indiano da Defesa, Rajnath Singh, disse que seu país poderia deixar para trás sua política de “não ser o primeiro” a usar armas nucleares.

Região disputada de Caxemira
Tanto a Índia como o Paquistão reivindicam a região de Caxemira, que continua dividida entre os dois países.

Desde 1947, época em que remota à descolonização britânica, a disputa territorial tem sido a causa de diversos conflitos entre Nova Deli e Islamabad, que se culpam mutuamente por ataques na fronteira, enquanto os residentes da região vivem em meio a permanentes tensões.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »