Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Bolívia anuncia que extinguiu 85% do grande incêndio florestal

(AFP / Pablo COZZAGLIO) Vista aérea de uma área atingira pelo fogo no Parque Nacional Otuquis, na região do Pantanal da Bolívia, em 26 de agosto de 2019.

AFP

O ministro da Defesa da Bolívia, Javier Zavaleta, informou que mais de 85% do incêndio florestal que destruiu 1,2 milhão de hectares foi controlado, enquanto o trabalho de combate às chamas continua nesta quarta-feira com a incorporação de dois helicópteros enviados pelo Peru.

“Mais de 85% das focos de calor foram extintos em quase oito dias de operação, portanto, o fogo está definitivamente recuando”, disse Zavaleta à imprensa.

Os últimos focos concentram-se na área da região de Chiquitanía (leste, no departamento de Santa Cruz), entre as cidades de Concepción e San Ignacio de Velasco, relatou.

Dos cerca de oito mil focos de incêndio, registrados há 15 dias, esse número caiu nesta quarta para 162, de acordo com o presidente Evo Morales.

Morales está San Ignacio de Velasco, uma das regiões onde o fogo persiste e que deve receber dois helicópteros da Força Aérea do Peru, que chegaram para apoiar as tarefas do avião-tanque de combate a incêndios SuperTanker, que opera desde a última sexta-feira.

Cada um dos helicópteros peruanos MI-171SH, com sistema Bambi Bucket, pode armazenar até 3.500 litros de água, enquanto o SuperTanker tem uma capacidade para 75.000 litros.

Com a redução dos focos de incêndio, Morales pediu através do Twitter “aos jovens ambientalistas, pecuaristas e organizações sociais para implementar um plano de recuperação a favor dos habitantes das áreas afetadas”.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »