Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Trump quer Rússia no G7 e EUA trabalharão para isso, diz Pompeo

Mike Pompeo (© AP Photo / Andrew Harnik)

Sputnik

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acredita que a Rússia deve ser convidada de volta ao G7, disse o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, acrescentando que Washington planeja trabalhar nessa direção.

A declaração de Pompeo foi dada durante entrevista nos canais FOX59 WXIN e CBS4 WTTV na terça-feira (27).

Questionado se a Rússia deveria ser convidada de volta ao G7, Pompeo disse que “o presidente [Trump] pensa assim”.

“O presidente acha que é isso que devemos fazer. Eu trabalho para o presidente. Claro, vamos trabalhar para esse fim”, afirmou.

Esta não é a primeira vez que Trump sugere o interesse dos EUA na readmissão da Rússia no G7. Na segunda-feira (26), Trump disse durante coletiva de imprensa do G7 que convidaria o presidente russo, Vladimir Putin, para a cúpula do ano seguinte, que será sediada nos EUA.

Trump também afirmou que poderia ser benéfico ter a Rússia na próxima reunião do Grupo das Sete nações mais industrializadas do mundo.

O antigo G8 funcionou entre 1998 e 2014, mas foi reduzido ao G7 devido a divergências com a Rússia em relação aos eventos na Crimeia e na Ucrânia. O G7 acusou Moscovo de interferir nos assuntos internos da Ucrânia e, como resultado, introduziu sanções contra a Rússia.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »