A circulação rodoviária no troço que liga a cidade de Mbanza Kongo ao município do Cuimba, província do Zaire, foi reposta hoje, quarta-feira, após a reposição da ponte sobre o rio Luvo.
A informação foi avançada à Angop pelo director provincial do Instituto de Estradas de Angola (INEA), Manuel Diangani, referindo que os trabalhos consistiram na colocação de uma passagem de manilha hidráulica para facilitar a circulação dos automobilistas.
A circulação neste itinerário de aproximadamente 62 quilómetros foi interrompida na tarde de segunda-feira, devido ao desabamento da ponte sobre o rio Luvo, erguida em 1992.
A infra-estrutura que se encontrava já em estado avançado de degradação cedeu quando um camião, com diversas mercadorias, tentou passar sobre a mesma.
O rio Luvo delimita os municípios de Mbanza Kongo e do Cuimba, cuja estrada dá também acesso ao município de Maquela do Zombo, província do Uíge.
A ponte desabada, tinha 12 metros de comprimento e três de largura, e uma capacidade para suportar 30 toneladas de peso.
O município do Cuimba dista a 62 quilómetros a nordeste da cidade de Mbanza Kongo e tem uma população estimada em 69 mil e 194 habitantes, distribuídos pelas comunas de Luvaka, Buela, Serra de Kanda e Sede.