- Publicidade-
InicioMundoÁsiaAlerta máximo e evacuações por inundações no Japão

Alerta máximo e evacuações por inundações no Japão

As autoridades japonesas lançaram nesta quarta-feira um alerta e ordenaram a evacuação de 670 mil pessoas diante de chuvas torrenciais e inundações no sudoeste do arquipélago, onde duas pessoas morreram.

Em Shiga, um homem morreu quando o seu carro foi arrastado pela água, informou à AFP um funcionário local.

Um idoso morreu afogado em circunstâncias similares em Fukuoka, quando tentava salvar o seu veículo da inundação, segundo as autoridades locais.

O porta-voz do governo Yoshihide Suga revelou que outra pessoa em Saga se encontra em “parada cardiorrespiratória”, expressão utilizada no Japão para descrever uma morte não confirmada oficialmente por um médico.

A partir dos dados disponíveis, as autoridades locais determinaram a evacuação (voluntária) de cerca de 670 mil pessoas, e recomendaram o deslocamento de até um milhão de pessoas.

Os canais de TV exibiram imagens de bairros inteiros inundados por água e lama, com veículos quase totalmente submersos.

“O risco de desastre é extremamente elevado”, declarou em entrevista coletiva um funcionário da agência nacional de meteorologia.

“Observamos níveis inéditos de chuva nas cidades para as quais emitimos alertas especiais. É preciso adotar o máximo de precaução”, declarou o especialista Yasushi Kajiwara.

A região mais afetada é Kyushu (ilha do sudoeste), em particular os departamentos de Saga, Nagasaki e Fukuoka.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.