- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
InicioMundoMédio OrienteCurdos sírios anunciam retirada da zona fronteiriça com a Turquia

Curdos sírios anunciam retirada da zona fronteiriça com a Turquia

AFP

As autoridades locais curdas do nordeste da Síria anunciaram, nesta terça-feira (27), o começo da retirada de suas forças de posições fronteiriças com a Turquia, em virtude do acordo entre Washington e Ancara para o estabelecimento de uma “zona de segurança”.

Em um comunicado, as autoridades informam “os primeiros passos práticos – no setor de Ras al-Ain – com a eliminação de barricadas e a retirada de algumas seções das Unidades de Proteção Popular (YPG) e de armas pesadas”.

As YPG, principal milícia curda da Síria e aliada-chave dos Estados Unidos na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI), anunciaram no sábado estarem dispostas a cooperar para implementar uma “zona de segurança” para separar os setores curdos sírios da Turquia.

A instauração desta zona de segurança, fruto de um acordo entre Washington e Ancara, tem como objetivo dissuadir a Turquia de lançar uma nova ofensiva contra a milícia das YPG. Estas últimas são a principal integrante das Forças Democráticas Sírias (FDS), mas são consideradas “terrorista” por Ancara.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.