Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Comunidade Angolana faz fila para escolher o Presidente da Associação

(DR)

Por Lourenço Loy

A comunidade angolana no Rio de Janeiro Brasil, reuniu-se no Espaço Cultural de Angola, para eleger o novo presidente da Associação dos angolanos residentes no Rio.
A União Nacional dos Angolanos e amigos de Angola no Estado do Rio de Janeiro (UNAERJ) é uma associação filantrópica que visa atender as demandas da comunidade angolana residente no Estado do Rio de Janeiro. A UNAERJ existe desde 2016, e já vem fazendo trabalhos sociais com a comunidade.

No sábado (24) de Agosto realizou-se a votação para escolha do novo presidente para Associação. Os candidatos que concorreram a essa eleição foram os senhores; Jorge Capitão, pela chapa 43, Boaventura Gonçalves, pela chapa 09, Antônio Francisco, pela chapa 07, Manuel Diogo, pela chapa 13 e Garcia Neto, pela chapa 01.

O processo eleitoral teve inicio no dia 01 de Agosto, com apresentação da comissão eleitoral presidida pelo Pedro Francisco, e seus assessores que numa coletiva de imprensa na Rádio Kwanza-rio, apresentaram-se a comunidade e puderam esclarece o processo eleitoral.

A comissão de coordenação do processo eleitoral conduziu o processo de maneira bem democrática, onde não restou duvida sobre o processo, dando aos candidatos e a comunidade todo suporte técnico para uma eleição justa e democrática, onde os comunitários praticaram o exercício do voto no sábado (24) com a votação.

(DR)
A votação teve inicio as 10horas do sábado (24), a comunidade se fez presente no Espaço Cultural de Angola, entre elas a Consul Geral Interina de Angola no Rio, Suzana Pedro, que foi a primeira a votar assim com o Vice Cônsul Alexandre Andrade e o Vice Cônsul Domingos Buanga, responsável para área das comunidades angolanas nos Estados de Jurisdição do Consulado Geral de Angola no Rio. É a primeira vez que um ato de votação para presidência da comunidade concentra um numero expressivo de angolanos no Rio de Janeiro, onde compareceram também mulheres com bebes recém nascidos e idosa da comunidade.

A votação teve um total de 189 votos, Votos validos: 185 e Votos nulos : 4

Votos por candidatos:
Manuel Diogo, representando a chapa 13 obteve 11 votos
Jorge Capitão, representando a chapa 43 obteve 20 votos
Boaventura Gonçalves representando a chapa 09 obteve 34 votos
Antônio Francisco, representando a chapa 07 obteve 45 votos
García Neto, representando a chapa 01 obteve 75 votos.

O candidato eleito para assumir a presidência da União Nacional dos Angolanos e Amigos de Angola no Estado do Rio de Janeiro( UNAERJ) nos próximos dois (2) anos, com 75 votos validos foi o Garcia Neto (Titi) representante da chapa 01 que se apresentou com o lema ” UMA COMUNIDADE INDIVISÍVEL”

Garcia Neto (Tite) residente no Brasil a mais de 20 anos, é regente de um grupo coral religioso africano e treinador de futebol seleção angolana de imigrantes no Rio de Janeiro. Tite tem uma forte participação da integração da comunidade angolana no seio social brasileiro no que concerne a prática do Esporte.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »