Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Líder de grupo rebelde detido no Sudão do Sul

(Reuters)

As autoridades do Estado de Lol, no Sudão do Sul, anunciaram hoje a detenção do general Kuol Athuai, líder do grupo rebelde Frente Unida, que não aderiu ao acordo de paz de 2018 entre o Governo e a oposição armada.

Any Any George, um porta-voz do governo local do Estado de Lol, disse que Athuai foi detido, juntamente com todos os seus guardas, e levado para a base militar de Wun Yiik, de onde serão transferidos para a capital sudanesa, Juba.

O porta-voz acrescentou que, antes da detenção, os rebeldes lançaram um ataque na quinta-feira contra as tropas do Governo na área de Korok ocidental e nos confrontos o comandante do exército Garang Ngnog morreu, além de cinco combatentes rebeldes.

Segundo a Lusa, a Frente Unida do Sudão do Sul foi fundada em abril de 2018 pelo ex-chefe do Estado-Maior do Exército Paul Malong Awan, sancionado por Washington, para fazer frente às políticas do Presidente do país, Salva Kiir.

Em agosto de 2018, Kiir chegou a um acordo de paz com a maioria das fações opositoras armadas, em primeiro lugar com a do seu antigo vice-presidente Riek Machar, mas a aplicação do acordo está a ser “lenta e complicada”.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »