Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Bélgica: Após episódio da Groenlândia, flamengos oferecem Valónia a Trump por €1,00

(Foto: Pixabay)

Sputnik

Organização juvenil flamenga posta no Twitter oferta de € 1,00 a Trump pela região da Valónia. Episódio segue piada de Trump na rede e expõe desavenças entre diferentes regiões da Bélgica.

A Valónia é uma das três regiões que compõem o Estado belga. No entanto, sua vizinha Flandres possui históricas desavenças com ela. No calor do polémico interesse do presidente norte-americano Donald Trump em comprar a Gronelândia da Dinamarca, uma organização política belga de Flandres resolveu fazer uma brincadeira no Twitter.

Trata-se da Organização Juvenil do partido nacionalista de direita Nova Aliança Flamenga. A organização resolveu demonstrar seu caráter independentista e sua insatisfação com o Sul através de um tweet destinado ao presidente norte-americano Donald Trump.

Caro presidente Donald Trump, um euro e a Valónia é sua. Liga pra gente.

Além da frase, a organização fez uma colagem com uma foto da cidade de Durbuy, na Valónia, com uma representação ilustrativa da Torre Trump. A brincadeira lembra um pouco o tweet de Trump em que ele prometeu que não construiria um arranha-céu com seu nome na Gronelândia.

Enquanto a região de Flandres usa maioritariamente a língua neerlandesa, a região da Valónia tem o francês como língua maioritária.

Além da diferença linguística, historicamente o Sul detinha maior poder económico e político no passado. A situação começou a mudar ao longo do século XX, com Flandres se tornando a região economicamente mais favorecida. Isto tem sido um dos motivos do movimento independentista de Flandres em relação à Valónia, além de outros fatores.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »