Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Navio iraniano é demasiado grande para entrar num porto – Grécia

(DR)

O petroleiro iraniano ‘Adrian Darya’, suspeito de transportar petróleo para a Síria e que os EUA pretendem apresar, é “demasiado grande” para entrar num porto grego, considerou hoje o ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros do governo helénico, Miltiadis Varvitsiotis.

De acordo com o DN que cita a Lusa, a embarcação, anteriormente batizada ‘Grace 1’, tinha sido apresada em Gibraltar no início de julho, acusada de violar as sanções da União Europeia (UE) contra a Síria, por alegadamente transportar 2,1 milhões de barris de petróleo para aquele país árabe, o que Teerão sempre rejeitou.

“O petroleiro do tipo VLCC [sigla em inglês para Transporte de Crude Muito Grande] tem a bordo 130 mil toneladas de petróleo e que tinha indicado o porto grego de Kalamata como destino, é demasiado grande para largar ancora num porto grego”, declarou Varvitsiotis, numa entrevista à estação de televisão privada grega ANT1.

“Se o petroleiro entrar em águas gregas, apenas poderá lançar âncora ao largo. Nessa altura avaliaremos a situação”, acrescentou.

Atenas “não quer de maneira nenhuma facilitar o transporte de petróleo para a Síria”, insistiu o ministro-adjunto, sublinhando que as autoridades gregas estavam “sob pressão” dos Estados Unidos.

“Houve mensagens muito claras das autoridades norte-americanas”, que pretendem que o petroleiro seja novamente apresado.

Miltiadis Varvitsiotis evocou a importância da “segurança no mar de Omã e no estreito de Ormuz”, que liga os golfos de Omã e Pérsico, onde “numerosas embarcações gregas transportam petróleo”.

Armadores gregos são proprietários da maior parte da frota comercial mundial.

Na quinta-feira passada, o Tribunal de Gibraltar decidiu libertar o petroleiro que estava retido desde o início de julho tendo os Estados Unidos pedido para o navio ser apresado novamente devido a alegadas violações das sanções aplicadas a Teerão.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »