Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Akwafrica apresenta antestreia do filme “IMOSHI”

(Foto enviada pela fonte)

O filme angolano “Imoshi”, do realizador angolano António Augusto, “Tony N’guxi”, tem a sua antestreia marcada para as 17 horas de terça-feira, 27 do corrente mês, no Anfiteatro Afonso Van-Dúnem Mbinda, da Fundação Sagrada Esperança. A sessão está reservada apenas para convidados, sendo que a exibição pública será anunciada no dia do evento.

Com bases científicas sólidas sobre um passado comum, o objectivo do filme é levar a sociedade angolana, africana e mundial, a uma análise sobre o percurso antropológico ancestral e a perspectiva do futuro no presente.

Inspirado na recomendação da União Africana, sobre “Re-imaginar África, os laços que nos unem!”, adoptado pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) – “Rumo ao futuro comum!”, o documentário é uma longa metragem de 100 minutos que aborda a história do regresso de 900 anos à Kawewe, local onde os ancestrais N’gola Kiluanje, Kelemá e Sakuyema definiram a estrutura sociolinguística dos Estados de Angola e a expansão dos povos bantu, pelo território actualmente conhecido por SADC.

Narrado pelo jornalista angolano Pedro Neto, o documentário que versa os ramos da Cultura, História e Ciência, foi interpretado por activistas de oito países, nomeadamente Dionísio Sozinho (Angola), Mothusi Maselesele (Botswana), Isaac Dladla (Eswatini ex-Suazilândia), Rethabile Mpiti (Lesotho), Emelva Dine (Moçambique), Mervin Claasen (Namíbia), Busisiwe Msimango (África do Sul) e Marian Kunonga (Zimbabwe).

Estarão presentes no evento, representantes da Fundação Sagrada Esperança, corpo diplomático acreditado em Angola, representantes de universidades e outras instituições de ensino superior, empresas angolanas e estrangeiras, especialistas de várias áreas das ciências, associações, investigadores científicos e pesquisadores culturais, críticos, jornalistas e demais convidados.

A apresentação do evento será de responsabilidade do jornalista Ladislau Silva e contará com a apresentação da visão estratégica de comparticipação corporativa e institucional, do empresário e antigo director de Comunicação e Imprensa da Endiama, Sebastião Panzo.

Tony N’guxi nasceu no Luena, cidade do Moxico e é autor de vários trabalhos discográficos, documentários televisivos, cinematográficos e obras literárias. Actualmente, o também músico, tem dedicado o seu maior tempo aos projectos culturais e é o Presidente Honorário do Projecto “Imoshi – SADC”.

(Nota enviada ao Portal de Angola com pedido de publicação)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »