Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

AIPEX passa a emitir vistos de trabalho para os investidores estrangeiros

Fachada da sede da AIPEX (Expansão)

Expansão

Os vistos para os trabalhadores contratados passarão a ser emitidos no País. A partir de Setembro, os empresários terão maior autonomia na avaliação e contratação dos expatriados.

O visto de trabalho para investidores estrangeiros vai passar a ser emitido pela Agência para o Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), num prazo de 15 dias. O objectivo é aumentar a captação do investimento privado e dinamizar a actividade empresarial em Angola.

A medida surge depois de uma série de reclamações dos patrões angolanos que, no modelo antigo, deparavam-se com entraves para trazer para o País um profissional estrangeiro. A concessão do respectivo visto, emitido pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), demorava mais de 30 dias, devido à concentração dos serviços e ao excesso de burocracia na tramitação do processo entre os diversos departamentos ministeriais.

O novo formato, que deve vigorar a partir de Setembro, visa, entre outros aspectos, a normalização da actividade empresarial e o aumento da produção interna, no âmbito do Programa de Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

O Ministério do Interior, órgão encarregue de questões migratórias em Angola, garante que doravante o investidor estrangeiro poderá obter o visto de trabalho junto da AIPEX, onde o Governo tem instalado um Posto de Atendimento Integrado. O processo, que deverá durar no máximo 15 dias, em função da estrutura técnica, iniciará com a apresentação da carteira de investimentos a realizar em Angola.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »