Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Tribunal angolano anula processo contra jornalista

O Tribunal Provincial de Luanda, declarou esta segunda-feira, 19 de Agosto, extinto o processo crime contra o jornalista Mariano Brás. (DR)

VOA | Coque Mukuta

O Tribunal Provincial de Luanda, declarou esta Segunda-feira, 19 de Agosto extinto o processo crime contra o jornalista Mariano Brás que estava a ser julgado por crimes de injuria, difamação e calunia contra contra a imagem e o “bom-nome” do empresário libanês Kassem Hammoud, vulgo Castro, e um funcionário seu, José Francisco António Eduardo dos Santos.

O caso teve como base um artigo titulado “A história do inquilino que não paga renda há quatro anos’’ publicado em 2012 no extinto semanário A Capital.

Em 2013 e na sequência de uma acção contra ao jornalista a publicação publicou uma resposta daqueles dois empresários que apesar disso intentaram uma nova acção criminal contra Mariano Brás, que é agora extinto pelo Tribunal Provincial de Luanda.

A decisão do tribunal segue-se a um pedido do advogado de Mariano Brás, Vicente Pongolola, ter pedido que o caso seja abandonado porque aqueles que acusaram o jornalista de publicar uma notícia “injuriosa, difamatória e caluniosa” não compareceram na audiência de abertura do caso.

Mariano Brás diz estar feliz com a decisão do Tribunal Provincial de Luanda.

“Estou feliz. Embora, seja um daqueles processos que eu estava arrolado e só vem mostrar que temos feito bem o nosso trabalho”, disse.

“Eles desistiram porque nas audiências anteriores não conseguiram satisfazer os seus intentos”, sustentou.

Recorde-se que anteriormente Mariano Brás foi absolvido, juntamente com o jornalista Rafael Marques pelo Tribunal Provincial de Luanda, num caso em que foram acusados de crimes de difamação e injúria contra a figura do antigo Procurador-Geral da República (PGR) João Maria de Sousa.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »