Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Chefe de Estado regressa ao país

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO, JÁ NO PAÍS, PROVENIENTE DA TANZÂNIA (ARQ) (FOTO: CLEMENTE DOS SANTOS)

Angop

O Presidente da República, João Lourenço, chegou na tarde deste domingo ao país, proveniente de Dar-es-Salaam (Tanzânia), onde participou da 39ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorreu de 17 a 18 do corrente mês.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado foi recebido pelo Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, pelo ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, pela ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, entre outros membros do Executivo e altos funcionários da Presidência.

Durante a 39ª Cimeira de Chefes de Estado da SADC, o Presidente da República assinou, com os seus homólogos da comunidade, vários acordos de cooperação, com destaques para as áreas judicial e industrial.

Os 16 Chefes de Estados e de Governo presentes na Cimeira da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) assinaram os protocolos sobre a assistência mútua nos tribunais, transferência, entre estados, de infractores condenados e auxílio judicial em matéria penal.

Acordos com a União Europeia

Na mesma sessão, que decorreu sob orientação do novo presidente em exercício da SADC, o Chefe de Estado tanzaniano, John Pombe Joseph Magufuli, foram também rubricados três acordos com a União Europeia (UE).

Trata-se dos acordos para a implementação de programas para a “melhoria do ambiente de negócio”, para a “facilitação do comércio” e sobre a “industrialização dos Estados membros”, assinados pela secretária Executiva da SADC, Stergomena Lawrence Tax e Jan Sadec, pela UE.

Os referidos documentos permitirão apoiar o desenvolvimento dos países da organização regional por um período de cinco anos, suportados com um valor de 40 milhões de dólares.

A estratégia de industrialização da SADC, adoptada em Abril de 2015, visa alcançar uma economia mais avançada e a transformação tecnológica a nível nacional e regional que permita acelerar o crescimento através do desenvolvimento industrial.

À margem da reunião, o Presidente João Lourenço participou numa nini-cimeira da Troika juntamente com os homólogos da Zâmbia, Edgar Lingu, e do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa.

Questões ligadas à paz, segurança e consolidação da democracia na região Austral de África, com realce para o Reino do Lesoto, o Zimbabwe e a República Democrática do Congo (RDC), estiveram igualmente em análise na sessão.

Os presidentes da África do Sul, Ciryl Ramaphosa, e da República Democrática do Congo (RDC), Félix Antoine Tshisekedi, participaram da reunião da Troika na qualidade de convidados.

O bloco regional da SADC é composto por Angola, África do Sul, Botswana, Republica Democrática do Congo (RDC), Comores, E-swatini (antiga Swazilândia), Lesotho, Madagascar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »