Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Luanda acolhe nova cimeira quadripartida

CIMEIRA QUADRIPARTIDA DOS CHEFES DE ESTADO DE ANGOLA, RDCONGO, RWANDA E UGANDA (ARQ) (FOTO: FRANCISCO MIUD)

Angop

Os Chefes de Estado de Angola, RDCongo, Rwanda e do Uganda reúnem-se na próxima quarta-feira (21), em Luanda, numa cimeira quadripartida.

João Lourenço, Félix Tshisekedi, Paul Kagame e Yoweri Museveni, respectivamente, participam neste encontro para testemunharem a assinatura de instrumentos que consagram os entendimentos alcançados entre o Uganda e Rwanda.

Os entendimentos foram alcançados após diligências encetadas por Angola e coadjuvadas pela RDCongo, de acordo com uma nota da Casa Civil do Presidente da República.

O encontro surge na sequência da Cimeira quadripartida, realizada a 12 de Julho último em Luanda.

Na Cimeira, os quatros Chefes de Estado condenaram a persistência de grupos armados no leste da RDCongo que obstaculizam o processo de paz em curso e desestabilizam os países vizinhos.

Os líderes saudaram os esforços empreendidos pelas autoridades da RDC na pacificação de todo o território nacional, mas condenaram a evolução e persistência dos grupos armados.

Os Chefes de Estado destacaram a importância do “diálogo permanente, franco e aberto” que se deve desenvolver quer a nível bilateral entre os Estados da região quer no plano multilateral, para a consolidação da paz e segurança como premissas fundamentais para a integração económica.

No encontro, ficou decidido priorizar a resolução de qualquer diferendo entre os seus respectivos países por meios pacíficos, através de canais convencionais e no espírito de irmandade e solidariedade africanas.

Na Cimeira, os quatro líderes saudaram a vontade do Uganda e Rwanda em prosseguir o diálogo com vista a encontrar uma solução para os problemas existentes.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »