- Publicidade-
InicioMinistériosMinistério da SaúdeHuíla promove vacinação contra a poliomielite

Huíla promove vacinação contra a poliomielite

Angop

A ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, lançou, esta sexta-feira, no município da Chibia, província da Huíla, uma campanha de vacinação extraordinária de bloqueio contra a poliomielite ou paralisia infantil, em crianças dos zero aos cinco anos.

Segundo uma fonte próxima do processo, trata-se de uma vacinação de “bloqueio”, que visa “conter” o surto da pólio e “impedir” a sua progressão, num processo que tem por “objectivo último” erradicar a doença.

Em missão inspectiva, a ministra da Saúde desloca-se, este sábado, aos municípios huilanos do Cuvango, Jamba, Matala e Quipungo.

A campanha, que irá estender-se aos 14 municípios da Huíla, junta-se a iniciativas idênticas desenvolvidas em quatro outras províncias, designadamente as do Bié, Cuando Cubango, Huambo e Cunene.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contacto directo com fezes ou secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e causar paralisia.

No princípio deste mês, a ministra da Saúde esteve já no município do Chitembo (Bié), para supervisionar os esforços desenvolvidos para se conter a doença.

A maior epidemia de poliomielite em Angola ocorreu em 1999, ano em que foram notificados 1.119 casos e as províncias mais afectadas, na altura, foram Luanda e Benguela.

No mesmo ano, iniciou-se o Programa de Vigilância da Poliomielite a nível nacional e, em 2004, fez-se o reforço do sistema de imunização, com a instalação de 460 postos fixos de vacinação e a criação de equipas avançadas e móveis em municípios prioritários.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.