Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Bombeiros sem fardas para extinção de incêndios

(Imagem de arquivo) Bombeiros ajudam cidadão (DR)

O porta-voz nacional do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros confirmou, em Luanda, que há carência de equipamentos apropriados para a aproximação e extinção de incêndios no país.

Faustino Minguês confirmou a veracidade de uma informação de que o Jornal de Angola tomou conhecimento sobre a actuação de agentes do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros em incêndios sem estarem com os apropriados uniformes, capacetes e botas de aproximação ao fogo.

Faustino Minguês explicou que os meios técnicos existem, apesar de a corporação precisar de mais, para cobrir as necessidades ac-tuais, em função da complexidade operativa.

“Os uniformes de aproximação ao fogo, assim como botas e capacetes existem, mas em pequenas quantidades”, assegurou o porta-voz do SPCB, acentuando que “a carência de equipamentos é ainda uma preocupação” do órgão operativo do Ministério do Interior.

Os uniformes à prova de chamas, utilizados pelos corpos de bombeiros no mundo, são compostos por várias ca-madas de materiais especialmente seleccionados para que o combate a incêndios seja feito de forma segura.

A modelagem da roupa de aproximação ao fogo é básica e é composta por uma camada externa, barreira de humidade em material impermeável e barreira térmica dupla, com fibras sintéticas resistentes ao calor.

Os metais fundidos para a criação da camada externa podem, inclusive, ter variações do Kevlar (fibra sintética até sete vezes mais resistentes do que o aço).

A barreira de humidade garante que nenhum químico ou líquido entre em contacto com a pele dos bombeiros. Por fim, a camada térmica é feita de fibras baseadas em Kevlar e é capaz de absorver até 75 por cento do calor. Com todas essas camadas, os trajes de combate a incêndios podem ser responsáveis pela protecção dos operativos dos bombeiros em temperaturas que chegam próximo aos 800 graus Celsius.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »