Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

População da Chinhama constrói 25 novas escolas comunitárias

Novas escolas melhoram condições de acomodação dos alunos (Foto: Leonardo Castro)

Vinte e cinco escolas comunitárias, com três salas de aula cada uma delas, estão a ser construídas, na comuna da Chinhama, município do Cachiungo, 140 quilómetros da cidade do Huambo, numa iniciativa da população local, com vista a encurtar a distância percorrida pelos alunos, de segunda a sexta-feira, em busca de conhecimento.

A informação foi prestada hoje, sexta-feira, à ANGOP, pelo administrador local, Silva Cundjuka Tchipa, salientado que as escolas começaram a ser construídas no princípio deste ano, com objectivo de acolherem mais de dois mil alunos, da iniciação ao I ciclo do ensino secundário.

Segundo o responsável, embora estejam a ser edificadas a base de adobes (junção de área de capim), tratar-se de uma iniciativa louvável, pois que a população deve contribuir com acções que promovam o bem-estar comum e o desenvolvimento das localidades, sobretudo da comuna da Chinhama que se debate com a falta salas de aulas.

Referiu que as autoridades da comuna da Chinhama garantem, para o efeito, a distribuição de chapas de zinco para a cobertura destas infra-estruturas escolares.

Silva Cundjuka Tchipa informou que a comuna, habitada por uma população estimada em 50 mil habitantes, controla 85 escolas comunitárias e quatro definitivas, onde estudam mais de seis mil alunos da iniciação ao I ciclo do ensino secundário, num universo de 250 professores.

Neste sentido, defendeu a necessidade da construção de novos equipamentos sociais, entre escolas do II ciclo do ensino secundário, residência para professores, unidades sanitárias e transportes públicos, principalmente nesta fase de implementação do Programa Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), lançado este ano pelo Executivo.

A comuna da Chinhama, uma das três do município do Cachiungo, no corredor Leste na da província do Huambo, possui uma população estimada em 50 mil habitantes, na sua maioria camponeses.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »